Com alegria e esperança, chegamos ao final de mais um ano do projeto Adolescente Aprendiz. A formatura dos jovens, com idade entre 14 e 17 anos, foi realizada na segunda-feira, 4, no Ginásio Mané Garrincha, em Piraporinha, Diadema.

Com o local cheio de formandos e familiares, o evento começou com apresentação do Grupo Cultural Beija-Flor, formado por adolescentes atendidos pela Rede Cultural Beija-Flor nas oficinas de percussão e dança afro. O pulsar dos tambores e a animação da coreografia já eram indicativos da noite que estava por vir.

A emoção era visível nos rostos dos jovens, muitos deles participando pela primeira vez de uma cerimônia de formatura.

A mesa de autoridades foi composta pelo prefeito José de Filippi Jr., vice-prefeita Patty Ferreira, secretária de educação Ana Lúcia Sanches, presidenta do Fundo Social de Solidariedade Inês Maria de Filippi, presidente da câmara de vereadores Orlando Vitoriano, líder do governo na câmara Josa Queiroz, diretora do departamento de educação popular Evelyn Cristina Daniel, e a coordenadora do programa Adolescente Aprendiz Ligia Alves. A RCBF esteve representada por nossa diretora executiva, Ivone Silva.

Falando aos jovens, o prefeito Filippi disse que é preciso “valorizar a energia que vocês têm de querer construir um mundo novo, de aprender coisas novas e compartilhar esses conhecimentos. Nossa cidade só vai ter um futuro melhor se vocês tiverem um futuro melhor”. Anunciou também que, para 2024, o programa passará a ofertar 2.100 vagas aos jovens da cidade, graças a nova parceria com o governo federal.

“Esse é um momento decisivo na vida desses adolescentes”, comentou Filippi. “Estão concluindo um ciclo. É preciso que tenham visibilidade social, que se sintam valorizados. Assim eles irão longe e a cidade também”.

Durante sua fala, Ivone disse que “somos todos sonhadores realizando um sonho. Acreditem profundamente nos sonhos de vocês e envolvam aqueles que amam vocês nesse sonho”. O maior desafio da Beija-Flor, segundo a diretora, é “olhar para o jovem na perspectiva dele, é acolhê-lo, ser ponte entre aquele que chega tímido, inseguro e esse que vimos hoje, cheio de alegria, esperança e coragem para trilhar seu caminho. Tenho muito orgulho de termos feito parte dessa história”.

Após as formalidades, chegou o momento mais esperado por muitos presentes: o baile. Com o som sob o comando de DJs, os formandos e familiares se divertiram muito na grande pista que se tornou o ginásio.

O programa Adolescente Aprendiz é uma idealização da Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema que conta com a Rede Cultural Beija-Flor como responsável pela execução. Este foi o segundo ano consecutivo dessa parceria muito bem-sucedida.

Precisa de ajuda?