A Rede Cultural Beija-Flor atua com responsabilidade e carinho na preparação do jovem para o mercado de trabalho, como com o projeto Mentoria Horizonte Jovem, que teve primeira edição realizada na terça-feira, 26, com a participação de 29 adolescentes e nove profissionais da Bolloré Logistics.

Seis mesas foram montadas, destinadas a áreas como gestão empresarial, comunicação e marketing, logística e importação, recursos humanos, tecnologia da informação e financeiro. Os jovens conversaram com os profissionais e circularam para conhecerem um pouco do cotidiano das áreas.

Além das orientações, o evento foi marcado por depoimentos pessoais e a identificação dos visitantes com as histórias dos jovens. “Venho da periferia, sou nascido e criado no Grajaú [Zona Sul de São Paulo]. Minha vivência não foi fácil, tive dificuldades, lutei, busquei conhecimento”, comentou Marcelo Jesus, profissional de TI.

“Tenham foco e disciplina, vontade de mudar, de serem protagonistas de suas histórias. Sejam mais do que o ambiente oferece. Não dependa só de alguém pegar sua mão e te direcionar. Quando encontrar o que quer fazer, dedique-se para ser o melhor. Haverá desafios, mas requer dedicação, empenho e equilíbrio entre profissão e vida pessoal. Nunca deixe sua família de lado por conta de trabalho”, declarou Jesus.

O contato com os jovens também trouxe lembranças para Luiza Costa, auxiliar financeira, que falou sobre participar dessa ação. “Sempre quis fazer mentoria para conversar com os jovens, saber de seus anseios, metas. É uma experiência muito gostosa. Oportunidade única de fazer diferença na vida dos adolescentes e poder ajudar um pouco a escolha deles, a se situarem e a não desistirem”.

Entre os jovens participantes estavam atendidos em nossas oficinas, no projeto Banco de Talentos e no programa Adolescente Aprendiz, que é realizado em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema.

Richard Lisboa, um dos participantes, disse que o evento foi “muito legal” e que gostou principalmente de logística e tecnologia da informação. “Se fosse para escolher uma área agora, seria TI. Esse evento mudou minha percepção de emprego”.

A Beija-Flor agradece a equipe da Bolloré por mais esse apoio às nossas ações: Gustavo Santi, Rosimary Oliveira, Débora Milan, Thiago Martinez, Denize Felício, Tathiany Lemos, Stefanie Correa, Luiza Costa e Marcelo Jesus. Obrigado, amigos!

Precisa de ajuda?