Na quarta-feira, 20, realizamos na Rede Cultural Beija-Flor importante ação de conscientização e preservação ambiental em parceria com a Unifesp – Universidade Federal de São Paulo, o Peixe na Rede, projeto de extensão universitária inicialmente voltado aos pescadores da Billings e agora ampliado para trabalhar sustentabilidade e educação ambiental com a comunidade local.

A ação faz parte da Semana Científica e Cultural da Unifesp e reuniu jovens atendidos pelo programa Adolescente Aprendiz, realizado em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema, crianças das nossas oficinas culturais e alunos dos cursos de Biologia e Ciências Ambientais da universidade.

Após palestra sobre a represa e o projeto, os jovens se dividiram para coletarem materiais jogados às margens da represa, principalmente plásticos e embalagens variadas, que serão separados e destinados à reciclagem.

Alguns puderam navegar na Billings com nossos caiaques, em uma experiência inusitada, visando a conscientização sobre o local e como poderíamos desfrutá-lo se não estivesse tão poluído.

Juliana Azevedo, coordenadora do projeto Peixe na Rede e professora do Departamento de Ciências Ambientais da Unifesp, explicou que “a ideia é nos conectarmos numa rede de ação para integrar a sociedade com o meio ambiente”. Disse ainda que a parceria com a RCBF vai nessa direção e conecta os jovens com a conscientização ambiental.

A professora falou sobre o impacto das ações nos mais novos. “Acabei de ver uma menina, acho que tem 10 ou 12 anos… Achei a coisa mais linda. Ela pode chegar em casa e falar, ‘tem peixe no reservatório, mas não posso consumir porque está poluído. O que podemos fazer para mudar?’ Particularmente, me toca muito. Saio de um universo de adultos e venho para pessoas em formação e é isso que vai causar transformação. Acho fantástico. Fiquei sensibilizada”.

Na próxima semana, os jovens farão visita à Unifesp para troca de ideias sobre a experiência, as lições aprendidas na prática sobre a importância da preservação ambiental e como cada um de nós pode contribuir.

Precisa de ajuda?