Quanta emoção tivemos no sábado, 16 de setembro, aqui na Rede Cultural Beija-Flor! Durante toda a manhã, nosso anfiteatro virou uma grande roda de capoeira para celebrar o 1º batizado e troca de cordões das crianças e adolescentes da oficina ministrada pelo instrutor Tchola.

Quatro adolescentes fizeram a troca de cordões, avançando uma graduação de acordo com seus desenvolvimentos na prática da capoeira. Outros 20 praticantes de diversas idades foram batizados, recebendo seus nomes de capoeirista e tendo a oportunidade de entrar na roda e jogar com os convidados experientes.

Aliás, sobre os convidados, foram diversos mestres e capoeiristas de diferentes graus e de grupos da região que ajudaram a fazer o dia ainda mais especial.

Nosso instrutor William Santos, conhecido na capoeira como formado Tchola, comentou que “é uma felicidade imensa” esse primeiro batizado do grupo sob sua responsabilidade. “Comecei aqui na Beija-Flor com a mesma idade que alguns deles, com 11 anos. Hoje, à frente desse trabalho, é muito gratificante ver que eles gostam, que estão se empenhando mais a cada dia e podem evoluir”.

Tchola também destacou a importância do papel social da capoeira. “A capoeira é parte da nossa cultura afro brasileira. Por meio da capoeira conseguimos tirar crianças da rua, resgatar e prevenir para que não cheguem nessa situação. A capoeira pode ser uma ferramenta de transformação”.

O evento contou também com uma apresentação de percussão e dança afro do Grupo Cultural Beija-Flor e a performance “Garagem”, do coletivo AfroBreak Crew.

A Beija-Flor agradece todos os capoeiristas convidados que participaram, ao público que lotou nosso anfiteatro e deseja toda sorte aos nossos atendidos que estavam ou começaram a trilhar o caminho dessa importante manifestação étnico e cultural que é a capoeira.



Precisa de ajuda?