Os últimos dias foram movimentados aqui na Rede Cultural Beija-Flor. Na quinta-feira passada, 23, recebemos a visita muito especial de alunos e gestores da Stend Videregående Skole, colégio norueguês que contribui, por meio da Children at Risk Foundation – CARF, para a manutenção de projetos que impactam positivamente a vida de crianças, jovens e adultos atendidos pela instituição.

O grupo era formado pelos alunos Ivar Søvik e Samuel Dalland, pela professora Hanne Martinsen, a conselheira Heidi Friss-Eriksen e o diretor Magnus Vaktskjold. O quinteto foi recebido com uma apresentação do Grupo Cultural Beija-Flor e passou dois dias acompanhando atividades e oficinas, como reforço escolar, percussão, break, ballet, culinária e dançaterapia.

Também acompanharam aulas dos cursos profissionalizantes realizados na Beija-Flor e fizeram visitas à escola estadual Dep. Gregório Bezerra e ao colégio Pen Life, onde estudam as oito garotas do projeto Meninas Valentes.

Na sexta, 24, Ivar e Samuel se apresentaram no teatro do Espaço Cultural Beija-Flor tocando piano e violão. Aliás, o piano elétrico utilizado foi doado pela Stend à Beija-Flor, o que nos deixa muito felizes e agradecidos!

No sábado, 25, o grupo acompanhou a equipe da RCBF em uma visita à aldeia indígena Tekoa Guyrapaju, finalizando os três dias de atividades.

Samuel comentou que a diferença social entre Noruega e Brasil foi algo que chamou sua atenção, assim como “os brasileiros procuram coisas que os deixam felizes e que são boas em suas vidas”.

Falando sobre a Beija-Flor, Ivar ficou impressionado com o trabalho realizado. “Tudo é muito profissional, com todos envolvidos e muito amplo. É inspirador ver tudo que está acontecendo e como este trabalho é organizado. É lindo!”, disse o jovem.

O diretor da Stend, Magnus Vaktskjold, também comentou sobre suas impressões. “O trabalho feito na Beija-Flor é muito grande. Tem tantos projetos diferentes, tanto para crianças quanto para adultos. Isso faz uma grande diferença. Quando voltarmos à Noruega, vamos contar para todos o que vimos por esses dias no Brasil”.

Precisa de ajuda?