Muita festa e emoção. Assim foi a noite de quinta-feira, 15, na formatura da primeira turma de jovens atendidos pelo Adolescente Aprendiz, após oito anos de paralisação do programa, retomado no início de 2022.

O Clube Mané Garrincha, em Piraporinha, Diadema, se transformou em um grande salão de festas com jovens e familiares que lotaram o ginásio para receber os certificados. Além da cerimônia, o evento contou com barracas de alimentos, apresentação de pirofagia, distribuição de lanches, frutas, suco e – como não poderia faltar em uma formatura – muita música para todo mundo dançar.

Fotos: Edu Guimarães/RCBF


A abertura contou com apresentação de percussão de jovens atendidos pela Beija-Flor, integrantes do espetáculo Tesouros da África, dando boas-vindas. Depois das falas das autoridades, como o prefeito José de Filippi Jr. e a secretária de educação Ana Lúcia Sanches, os adolescentes receberam os certificados.

Ivone Silva, diretora executiva da Rede Cultural Beija-Flor, ajudou a compor a mesa de autoridades e comentou sobre esse momento importante. “A formatura celebra o primeiro de vários ciclos na vida dos jovens. Aprendizados e experiências únicas que levarão para sempre”, apontou.

“Também representa o bem-sucedido engajamento de diferentes parceiros, agregando ao programa o voluntariado corporativo”, comentou, se referindo aos mais de 50 profissionais que participaram das ações realizadas pela equipe de Mentoria, apresentando aos jovens o cotidiano de diversas áreas profissionais.

O conselho administrativo da RCBF também esteve representado por Francisco A. R. Filho, integrante do conselho, que participou da entrega dos certificados.

O programa Adolescente Aprendiz é uma realização da Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema em parceria com a RCBF. Neste primeiro ano de retomada, 700 jovens foram atendidos, divididos em: Primeiros Passos, com auxílio de R$ 150,00 para estudantes de 14 e 15 anos, e Travessia, para quem já tem 16 e 17, com bolsa de R$ 300,00.

“O programa é, sobretudo, um investimento no potencial de cada um, com ações afirmativas de identidade, interesses e ampliação de visão de mundo e de seu próprio futuro”, finalizou Ivone.

Precisa de ajuda?