Nos últimos três dias, centenas de crianças, jovens e adultos puderam conferir a força e beleza das primeiras apresentações do “Tesouros da África”, realizadas em três unidades da Fábrica de Cultura.

Depois de muito ensaio e dedicação, a estreia foi na quarta, 16, para cerca de 300 pessoas que lotaram o teatro da Fábrica de Cultura Sapopemba, em São Paulo. Apesar do nervosismo pela primeira apresentação, o resultado foi melhor que o esperado pela equipe.

Crédito: William Costa/RCBF

Animado, o diretor artístico Louis Handberg comentou que, apesar de um ou outro percalço no processo, tudo deu certo. “É muita emoção! Sou sempre muito exigente, mas a gente conseguiu iniciar [a série de apresentações] de um jeito muito legal. Adorei!”, comemorou.

Na quinta, 17, foi a Fábrica de Cultura Vila Curuçá, também na Capital, que recebeu o espetáculo. A última apresentação desta semana foi nesta sexta, 18, na Fábrica de Cultura em São Bernardo, mais uma vez com ótima receptividade do público que contou com idosos atendidos por programas da prefeitura, além de alunos da rede municipal de ensino.

Crédito: Edu Guimarães/RCBF

O espetáculo “Tesouros da África” é parte do projeto de mesmo nome que visa valorizar a diversidade étnica-cultural do Brasil a partir de suas raízes africanas. Além do musical, fazem parte ações como oficinas de percussão, confecção de instrumentos percussivos, aulas de história sobre os povos e o continente africano e danças afro

Cerca de 85 crianças e adolescentes estiveram incluídos no processo, com 25 deles fazendo parte do espetáculo como instrumentistas ou dançarinos.

O coordenador do projeto, Denilson Kattivas, disse que há muitos desafios quando se fala de cultura no Brasil, mas que a determinação da Rede Cultural Beija-Flor e todos os envolvidos foi muito importante. “A partir do momento que a instituição abraçou a ideia, buscou patrocinadores e começamos a construção, vencemos o maior desafio. A partir daí, encontramos as pessoas certas”.

Crédito: Edu Guimarães/RCBF

O projeto “Tesouros da África” foi beneficiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem como patrocinador exclusivo a empresa Granel Química Ltda., parte do grupo norueguês Granel – Odfjell Terminals.

O “Tesouros da África” ainda tem outras apresentações agendadas para os próximos dias. No dia 22, às 10h e 15h, o público confere o espetáculo na sede da Rede Cultural Beija-Flor. Em 10 de dezembro a trupe fará a apresentação no palco do Teatro Clara Nunes, no centro de Diadema. Todos os eventos têm entrada gratuita. Para saber mais sobre o projeto, acesse instagram.com/tesourosdaafrica.

Precisa de ajuda?