O projeto Mais Educação é um programa de educação integral da secretaria de educação de Diadema. A partir de março de 2022 foi feita uma parceria da prefeitura com a Rede Cultural Beija-Flor para contemplar 300 crianças entre 6 e 9 anos, por meio do aumento da jornada escolar, implementando a educação integral na vida de centenas de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. A maioria residente do bairro Eldorado, de Diadema, SP.

A implementação do programa acontece por meio da realização de acompanhamento pedagógico e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em até 15 horas semanais no turno e contraturno escolar.

Na Rede Cultural Beija-Flor, a grade curricular do Mais Educação é dividida entre as aulas de capoeira, percussão, artes plásticas, audiovisual, culinária afro-indígena, teatro e circo. As aulas acontecem de segunda a quarta-feira, com turmas de manhã e a tarde.

Confira como foi a primeira semana do projeto.

Um ponto importante ressaltado pelos especialistas é que a ampliação da jornada não precisa ocorrer necessariamente dentro do ensino formal. Para a educação integral não basta apenas ampliar o número de horas de estudo em Matemática e Português, mas sim dar ao aluno opções de outras atividades, como circo, teatro e capoeira. Atualmente não se discute mais somente o aumento da jornada, mas a oferta de educação de qualidade, tanto na escola como em outros espaços.

Com isso, o terceiro setor está apontando caminhos para a criação e consolidação de políticas públicas, pois são ações importantes nos territórios mais vulneráveis do país, com muita qualidade e representação da diversidade do Brasil.

Fica bem claro que o grande desafio do Brasil é investir na qualidade da educação e o desenvolvimento dos jovens é um projeto para o país. Os resultados obtidos com os alunos confirmam que as crianças que passam mais tempo na escola têm melhores notas no currículo escolar em geral. Somente um bom ensino pode formar um cidadão com visão crítica e formação para o mercado de trabalho.

No último dia do mês de março recepcionamos a turminha do programa Mais Educação na sede da Rede Cultural Beija-Flor. Durante o evento todas as seis oficinas que fazem parte da grade curricular foram apresentadas com a participação de cada educador.

Durante essa semana iniciamos nossas atividades com uma turminha super carismática que participou das oficinas de Artes Plásticas e Audiovisual.

Veja algumas imagens das oficinas e de fotos produzidas pelas próprias crianças.

Precisa de ajuda?