Como atuamos

Conheça a nossa política de atuação e de pedagogia da Rede Cultural Beija-Flor

Nossa metodologia

A Rede Cultural Beija-Flor utiliza as linguagens acadêmicas, artísticas, culturais e esportivas como ferramentas de intervenção socioeducativa. Nossa pedagogia é voltada em desenvolver a capacidade de observação do aluno, descobrir o seu potencial e de sempre ir além no processo de aprendizado. Nossos conteúdos são sobre valores universais, meio ambiente, higiene, boas maneiras, letramento, entre outros.

Eixos norteadores do trabalho socioassistencial

Eixo 1: Ser e expressar

De 6 a 18 anos

Compreende as atividades socioculturais e esportivas, proporcionando aos indivíduos contato a diferentes linguagens, transformando-as em mecanismos de expressão livre e construção de vínculos socioefetivos entre os participantes, a família e a comunidade.

Eixo 2: Ser e crescer

De 10 a 13 anos

Esse eixo abarca as atividade de transição da infância para a adolescência, dentro de uma perspectiva mais centrada nas necessidades educacionais, visando preencher algumas lacunas deixadas pela escola como as linguagem escrita e interpretiva, raciocínio lógico, inclusão digital, etc. Outro aspecto é desenvolver na criança um olhar mais sensível às necessidades do outro e do meio a sua volta, com práticas de respeito à diversidade ético-racial, gênero, meio ambiente, etc.

Eixo 3: Ser e despertar

De 14 a 16 anos

Esse eixo trata do conteúdo voltado para um despertar vocacional. O jovem passa a se perceber de forma mais integral, alinhando essa identidade, interesses e talentos, ao que ele vislumbra para seu futuro.

Eixo 4: Ser e caminhar

De 16 a 24 anos

Esse é o eixo mais amplo e complexo pois relaciona novas áreas que a RCBF pretende atuar como cursos técnicos profissionalizantes, conceitos de gestão e empreendorismo, entre outros. Faz parte desse eixo a preparação do jovem para o mundo do trabalho, o encaminhamento de jovens para estágio nas empresas que atendem a Lei da Aprendizagem. Sobretudo, deseja-se que os jovens absorvam e utilizem em suas escolhas profissionais e educacionais, grande parte do conhecimento técnico, humano e social promovido nas formações da Rede Cultural Beija-Flor.

Conheça nossos projetos

Projeto Tio Chr. Olesen

Direcionado ao público de 9 a 14 anos, visa melhorar o desempenho acadêmico com aulas de alfabetização, língua portuguesa e matemática para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que apresentam defasagem escolar (idade-série). O projeto é patrocinado pela empresa multinacional dinamarquesa Chr. Olesen.

Meninas Valentes

Projeto que visa fomentar a educação como ferramenta para criar oportunidades para meninas em situação de vulnerabilidade social. Concede bolsas de estudo totalmente gratuitas para garotas de Diadema e região, com idades entre 14 e 16 anos, para cursarem os três anos de Ensino Médio em instituição de excelência da rede privada. Além de oferecer aulas de reforço escola para meninas dentro das comunidades carentes. Iniciado em 2023, o Meninas Valentes é uma parceria entre a Rede Cultural Beija-Flor e a instituição norueguesa Grieg Foundation, patrocinadora do projeto.

Ordalinos

Projeto que oferece cursos profissionalizantes gratuitos de cabeleireiro e barbeiro para jovens e adultos. As atividades são realizadas no salão-escola de mesmo nome – uma homenagem à cabeleireira e artista plástica Ordalina Candido – e ministradas pelos profissionais do coletivo Aliados Cortes. O projeto é patrocinado pela Grieg Foundation, da Noruega, e conta com parceria do SENAC.

Mais Educação

Programa criado em 2007 pelo Governo Federal e direcionado às crianças de 6 a 8 anos matriculadas nas redes municipais de ensino. Em Diadema, é realizado em parceria pela Secretaria de Educação da Prefeitura e a Rede Cultural Beija-Flor. Os alunos recebem reforço escolar e participam de oficinas de artes, teatro e circo, culinária e audiovisual ministradas em nossas unidades durante o contraturno das aulas normais.

Adolescente Aprendiz

Direcionado aos jovens de 14 a 17 anos com o objetivo de desenvolver habilidades e competências dos estudantes parar integrá-los ao mercado de trabalho. O programa é dividido em dois módulos de acordo com as idades dos inscritos. Na primeira etapa, chamada Primeiros Passos, os adolescentes de 14 e 15 anos recebem uma bolsa-auxílio de R$ 150,00. O segundo módulo, chamado Travessia, para o público de 16 e 17 anos, oferece auxílio de R$ 300,00. As atividades são realizadas em núcleos habitacionais da cidade em parceria entre a Rede Cultural Beija-Flor e Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema.

Tesouros da África

Tesouros da África é um projeto de ritmos tradicionais de matriz africana, para a comunidade do Eldorado em Diadema, que propõe uma experimentação instrumental a partir da leitura artística das relações, hábitos e transformações dos povos africanos, valorizando sua herança cultural.

Conheça nossas unidades

UNIDADE I

Espaço Cultural Beija-Flor (MATRIZ)

Instalado às margens da Represa Billings, o Espaço Cultural Beija-Flor conta com três prédios adaptados para o desenvolvimento de oficinas de artes, capoeira, percussão, dança afro, balé, violão e breaking. O local também conta com salão-escola para cursos na área de beleza, laboratórios de informática, refeitório e um anfiteatro com capacidade para 250 pessoas.

UNIDADE II

Núcleo Comunitário Sítio Joaninha

Unidade onde está instalada a Cozinha-Escola, espaço dedicado às oficinas e cursos de gastronomia, com cozinha totalmente equipada, câmara-fria e horta. Também há salas de aulas para atividades de artes e educação.

UNIDADE lll

Núcleo de Comunicação Olhar Social

O núcleo, criado em 2010, é orientado para projetos de formação nas áreas de comunicação e conectividade. Seu objetivo é empoderar os alunos e dar voz à comunidade. O centro oferece conteúdos técnicos com oficinas de jornalismo, design, fotografia e produção de vídeos.

20 Núcleos parceiros pela Cidade

São 23 núcleos espalhados pela cidade de Diadema e bairros vizinhos em São Paulo e São Bernardo do Campo.

Para manter uma relação mais próxima com a comunidade, criamos parcerias com associações de moradores, igrejas e outros espaços. Atualmente são 23 núcleos da Beija-Flor onde oferecemos as aulas do Programa adolescente Aprendiz e aulas de reforço escolar do Projeto Meninas Valentes.

Precisa de ajuda?