Quem Somos

Conheça de perto a história da Rede Cultural Beija Flor

Bem-Vindo!

A Rede Cultural Beija-Flor é uma organização social sem fins lucrativos com uma trajetória de mais de 27 anos atuando nas comunidades de SP. Presta atendimento gratuito para crianças, adolescentes, jovens de 6 a 18 anos e suas famílias, que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.
Empenhada em garantir o desenvolvimento integral das potencialidades de cada indivíduo minimizando suas dificuldades, para uma melhor convivência com a família e a comunidade onde estão inseridos.

Nossa História

Em 1993, Gregory John Smith iniciou um trabalho que resultou no atendimento de aproximadamente 40 meninos e meninas que viviam em situação de rua no centro de São Paulo, abrigando-os numa casa de acolhimento às margens da represa Billings em Diadema.

Gregory John Smith, fundador da RCBF

Alguns deles, hoje já adultos trabalham na instituição como educadores e gestores.
Durante estes anos a instituição passou a investir em programas e projetos de cunho preventivo, atendimentos diretos e indiretos destinados a comunidade em geral: crianças, adolescentes e suas famílias. Esses atendimentos são promovidos através de uma rede de quatro núcleos – centros de referência de desenvolvimento comunitário, localizados em diferentes comunidades de São Paulo. Além de convivência e estreita relação com a comunidade indígena de várias aldeias, conhecendo suas tradições, crenças, valores e a língua indígena Guarani. 

NOSSA MISSÃO,

Promover um ambiente seguro e sociável através de programas com cunho preventivo para crianças e adolescentes, moradores em área de risco social. Aplicar as áreas da educação, expressão artística, esporte, lazer e entretenimento, diversidade racial e cultural, consciência ecológica e formação pré-profissional. Elevar a sua autoestima, visando a promoção da autoconfiança, da qualidade de caráter e do senso de cidadania, trazendo um potencial de fomento a lideranças comunitárias juvenis.

VISÃO &

Promover através dos seus núcleos de atendimento e ações, o desenvolvimento de crianças e adolescentes e suas famílias, moradores em área de risco social. Atuar como pólo dinamizador e transformador de potencialidades criativas e como núcleo de preservação dos valores humanos, gerando uma visão crítica da realidade e conscientização dos problemas sociais. E contribuir para mudanças sociais positivas nos níveis local, nacional e internacional.

VALORES
  • As atividades devem reger-se pelo caráter apartidário, democrático e participativo, respeitando todas as religiões, raças, etnias, gêneros e diversidade sexual;

  • Deverá atuar de forma a melhorar o desenvolvimento cultural, social e educativo da “Comunidade Beija-Flor, educandos, pais, colaboradores, funcionários e a comunidade no entorno dos núcleos;

  • Atuará dentro dos princípios do desenvolvimento da autonomia, da identidade e do empreendedorismo juvenil, a fim de promover o exercício pleno de sua cidadania. 

  • Trabalhará com parceiros, articulando conhecimentos, acúmulos e competências;

  • Trabalhará na perspectiva de formar e integrar redes internas e externas;

  • Atuará na vanguarda das discussões e debates das questões sociais, educacionais e culturais de interesse público, especificamente, das comunidades no entorno dos núcleos da RCBF;

  • Promoverá ações que estimule ou promova a justiça social e o bem-estar da população menos favorecida social, cultural e economicamente;

  • Seus produtos e veículos de informação devem sempre garantir espaço àqueles menos favorecidos social, cultural e economicamente.

Parceiro Estratégico

O conceito social desenvolvido, foi implementado através da Children At Risk Foundation – KOLIBRI CARF (Fundação Criança em Risco). Fundação internacional criada por Gregory John Smith em 1992 e principal mantenedora da instituição. Com sede em Bergen – Noruega seu objetivo é articular parcerias com empresas, escolas e também pessoa física, a fim de viabilizar os projetos sociais realizados no Brasil pela RCBF.  Na imagem equipe Kolibri CARF: Peter Munck (diretor geral), Elisabeth Hammerstad (contabilidade), Sigve Fjeldtvedt (consultor sênior).

Certificações e Prêmios

Utilidade Pública Municipal

Utilidade Pública Estadual

Fellow da Ashoka

Concedido ao Fundador da Rede Cultural Beija-Flor, Gregory J. Smith.

Prêmio Cultura e Saúde 2010

Concedido pelos Ministérios da Cultura, Saúde e Secretaria de Cidadania Cultural.

World of Children Award 2014

Prêmio Mundo das Crianças) – Prêmio Humanitário pela defesa dos direitos da criança que homenageia empreendedores sociais, concedido a Gregory J. Smith pelo trabalho com a ONG Rede Cultural Beija-Flor.

Prêmio Tecnologia Social 2015

Fundação Banco do Brasil.

 

Conheça a

nossa Equipe

Juliana Meyer Gottardi

Juliana Meyer Gottardi

Presidente

Juliana G. Meyer Gottardi é sócia fundadora da Pacheco Neto, Sanden, Teisseire Advogados, escritório de advocacia com sede em São Paulo e é especializada em contratos empresarias. É bacharel em Direito pela PUC-PR (1999), fez MBA em Direito Societário e Econômico pela FGV (2002), curso de Contratos Internacionais pela PUC-PR (2005), e curso de transações imobiliárias pela FGV (2010).

Atualmente é vice-presidente da Câmara de Comércio da Noruega do Brasil em São Paulo (http://nbcc.com.br/the-board/), membro do Grupo de Estudos de Empresas Familiares da Fundação Getúlio Vargas (“FGV”), conselheira jurídica da Igreja Escandinava em São Paulo. Desde abril de 2015 é voluntária da RCBF onde atualmente, exerce o cargo de Presidente.

Sven Blikstad

Sven Blikstad

Vice Presidente

Bacharel em Economia formado na Universidade de Campinas, Sven Magnus Blikstad trabalhou como Executivo do mercado Financeiro do Banco de Boston (Brasil e Estados Unidos) foi Diretor de Crédito para a América Latina (Brasil e México) e Presidente da Associação Escandinava em São Paulo.Atualmente é voluntário na Rede Cultural Beija-Flor onde atua como Vice – Presidente.

Ana Leticia Ferreira

Ana Leticia Ferreira

Diretora Tesoureira

Bacharel em Economia pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Ana Letícia Ferreira, é Business Controller na Mentor Media, uma empresa do grupo Elanders. Trabalhou na Câmara de Comércio Sueco-Brasileira e no Conselho Sueco de Comércio.Hoje, também atua na Rede Cultural Beija-Flor como Tesoureira, voluntariamente.

Lars Stefan Lundkvist

Lars Stefan Lundkvist

Conselho Fiscal

Formado em Administração de empresas (MSc) na Stockholm School of Economics e Exchange Program em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP), Lars Stefan é sócio administrador da BM Optimus Consultoria Ltda e coligadas. Iniciou e dirigiu operações da Gunnebo Industries no Brasil, atua como Tesoureiro e membro da Diretoria da Câmara de Comércio da Suécia no Brasil, foi Auditor do Conselho Fiscal, e posteriormente Tesoureiro na Diretoria da Igreja Escandinava, onde hoje atua como Vice Presidente. Também atua como Conselheiro Fiscal da Rede Cultural Beija-Flor, voluntariamente.

Francisco Antônio Rodrigues Filho

Francisco Antônio Rodrigues Filho

Conselho Fiscal

Formado em Administração de empresas pela Pontifícia Unversidade Católica de Campinas – PUCCAMP e em Marketing de Varejo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Francisco atua como Diretor Administrativo Financeiro e já atuou como Diretor de Unidade de Negócios e Gerente de Controladoria, em empresas como a Fnac Brasil, Robert Bosch Brasil e Câmara de Comércio Sueco Brasileiro.
Atualmente, Francisco compõe o Conselho Fiscal na diretoria da Rede Cultural Beija-Flor, voluntariamente.

Luiz da Cruz Rosa

Luiz da Cruz Rosa

Conselho Fiscal

Luiz da Cruz Rosa tem formação como Torneiro Mecânico e manutenção concluídos na Instituição Senai e trabalhou na metalúrgica Braz Metal.
Mais tarde fundou a Transportadora Turística Eldorado Ltda. e a Estamparia de Metalurgia Cruz e Souza – Locadora de veículos e Comércio de peças automotivas, onde atua na direção e gerenciamento.
Luiz atua também como Conselheiro Fiscal na Rede Cultural Beija-Flor, voluntariamente.

Administração

Ivone Silva

Diretora Executiva

Arnaldo Augusto Oliveira

Gestão Administrativa

Mara Cristina Silva

Assistente Financeiro

Noé De Sousa Mota

Assistente Técnico Administrativo

Denílson Silva

Gestor De Projetos

Operacional

Alan Kardeck

Motorista

André Francisco Alexandre

Auxiliar De Manutenção

Simone de Souza

Cozinheira

Tatiana Precioso

Auxiliar Administrativo

Zilma Maria de Melo

Auxiliar De Serviços Gerais

Sócio Pedagógico

Lígia Cristina Vicente

Coordenadora Pedagógica

Vera Lúcia Matos

Assistente Social

Comunicação

Gerson Cardoso

Videomaker Institucional

Niala Maximo

Designer Institucional

Atividades Culturais

Edmílson Silva

Arte Educador (Percussão)

José Sena

Instrutor de Kickboxing

Júlio César Santos

Estagiário (Percussão)

Romário Ramos

Arte Educador (Artes Plásticas)

Andressa Fernandes

Arte Educadora (Breaking)

Vando Martins

Agente de Apoio Socioeducativo

Guilherme Quero

Orientador Socioeducativo

Educacional

Fábio Dias

Coordenador de Projetos Sociais

Davi Anderson Silva

Coordenador de Projetos Sociais

Fátima Corrêa

Auxiliar de Coordenador Pedagógico